terça-feira, 6 de dezembro de 2011
U_ILU - Portfólio G2
Luz Rembrandt - Flash Modelo: Alessandra Junguitu Nogueira |
Still de Produtos - Flash |
Iluminação de Produto Translúcido - Flash |
U_LAB - Sistema de Zonas (Zone System)
O Sistema de Zonas é uma técnica fotográfica para determinar a exposição ideal de filme fotográfico e seu processamento, formulado por Ansel Adams e Fred Archer em 1941. O sistema de zonas possibilita que o fotógrafo possa usar um método sistemático de definir com precisão a relação entre a forma como visualiza o assunto a ser fotografado e o resultado final. Embora o sistema tenha originado com chapas de filme preto e branco, o sistema de zonas também funciona com rolo, tanto em preto e branco como em cor, negativo e diapositivo e fotografia digital.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_zonas_(fotografia)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_zonas_(fotografia)
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
U_ILU - Luz de Janela
Luz de Janela
Fotografia: Carolina Ferreira
Modelo: Vitor Pedroso Do Amaral
Disciplina: Iluminação
Professor: Fernando Pires
Tecnólogo em Fotografia - ULBRA
terça-feira, 27 de setembro de 2011
U_LAB - Pinhole
Pinhole Negativada e Positivada
Pinhole é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes. Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes do advento da fotografia, as projeções pinhole eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas.
A princípio, qualquer espaço protegido da luz pode servir como câmara escura: de latas e caixas das mais distintas proporções até espaços menos convencionais, mas com entrada de luz que possa ser controlada, como um refrigerador, um baú, um armário, uma sala, ou um automóvel. Em cada caso existe um tamanho de furo apropriado para que a projeção se dê de forma nítida, pois é por este princípio que a projeção, e por conseqüência a fotografia pinhole, são possíveis. As imagens obtidas são reveladas normalmente (processo de revelação de papel fotográfico preto-e-branco), e a partir deste negativo são feitas as cópias positivas.
U_ILU - Portfólio e Making Of
Luz Contínua Difusa Modelos: Daniela Radavelli e Eduardo Zago |
Luz de Flash com Recorte Modelo: Daniela Radavelli |
U_ILU - Cartão Cor
Cartão Cor
O cartão cor tanto como o cartão cinza servem para que tenhamos um balanço de branco adequado para as fotografias, eles tem a importante tarefa de equilibrar a luz, alterando as temperaturas de cor dos espectros contínuos, dando assim uma cor mais fiél a fotografia.
U_ILU - Cartão Cinza
Cartão Cinza
Um cartão cinza é um objeto plano com uma cor cinza neutra que reflete as cores do espectro luminoso de modo plano. O cartão cinza é usado frequentemente em estúdios fotográficos como um padrão de referência para se determinar o valor de exposição correto para a tomada fotográfica.
A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.
Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.
Os cartões cinza são feitos de plástico, papel e espuma. Na falta de um cartão cinza, alguns fotógrafos procuram superfícies brancas neutras ou cinzas como um papel branco, uma parede de concreto ou pedra, ou uma camiseta branca que possa ser usada no lugar do cartão cinza.
Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_cinza
U_ILU - Definição de Luz
Definição de Luz
1 Agente que torna as coisas visíveis ou produz a iluminação.
2 Forma de energia radiante que transmitida de um corpo luminoso, ao olho, age sobre os órgãos de visão.
3 Forma semelhante de energia radiante, como os raios ultravioleta, que não afeta a retina.
4 Iluminação, claridade, radiação luminosa provinda de uma fonte particular como vela, tocha, lâmpada elétrica, fogueira ou qualquer substância em ignição.
1 Agente que torna as coisas visíveis ou produz a iluminação.
2 Forma de energia radiante que transmitida de um corpo luminoso, ao olho, age sobre os órgãos de visão.
3 Forma semelhante de energia radiante, como os raios ultravioleta, que não afeta a retina.
4 Iluminação, claridade, radiação luminosa provinda de uma fonte particular como vela, tocha, lâmpada elétrica, fogueira ou qualquer substância em ignição.
A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são: brilho, cor e polarização. Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de onda e partículas. Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre sempre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever trajetórias curvas.
Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz
Assinar:
Postagens (Atom)